segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Histórias Recontadas: Ligia Marques Rocha Franco

LIGIA MARQUES ROCHA FRANCO - SEM TÍTULO

Este figurino foi desenvolvido a partir de três principais bases: o movimento hippie, o gênero fantasia e a alta costura de Elie Saab.
O movimento hippie iniciado nos anos de 1960 nos estados unidos, foi um movimento que tinha como objetivo desconstruir padrões estabelecidos pela sociedade e pelas economias capitalistas, além do culto à natureza, a emancipação sexual, a não violência e o desapego material... Foi chamado também de movimento de contracultura, sendo presente até hoje em diversos locais do planeta. A fantasia, encontrada dentro dos gêneros de ficção especulativa, apresenta seres místicos fortemente ligados à natureza, magia, objetos e mundos inexistentes, tecnologia e conhecimentos diferentes e tudo aquilo que foge da realidade e do comum... A imaginação, a liberdade criativa, e as diversas formas de expressão, tanto na literatura, quanto no cinema, na música, nas artes plásticas, nos jogos, entre outros, tornaram esse gênero extremamente presente na vida humana. A alta costura do estilista libanês Elie Saab, com seus tecidos leves e fluídos, transparências, bordados, misturas de cores, delineou todo o processo criativo e colaborou na harmonização desses três principais elementos que serviram de inspiração na criação desse figurino.

O figurino possui uma bata, que foi tingida e sofreu processo de aplicações de retalhos, botões, flores de plástico e plumas. A ideia das aplicações surgiu através de influências da cultura hippie, onde tudo é mais artesanal e reutilizado e do universo da fantasia, além disso, as cores escolhidas também basearam-se nesse gênero fantástico. A saia, inicialmente uma cortina já plissada, foi totalmente tingida numa mistura de três cores, azul, verde e lilás, criando o efeito aquarelado. Um elástico foi costurado armando por fim a saia longa e transparente. A capa que também era uma cortina, recebeu aplicações de flores e pequenas pérolas de plástico. Através de uma casa de botão, a capa se fixa na bata para que o figurino se complete.



Nenhum comentário:

Postar um comentário